sábado, junho 28, 2008

Cardiff...

Captain's Log, June 28th.

Oi pessoas!! Sejam bem vindos a Cardiff - a segunda parte da visita do Jorn! Pra quem nao sabe, Cardiff e' a capital do Pais de Gales, e fica mais ou menos uma hora longe daqui de Gloucester... Na verdade eu moro bem perto do Pais de Gales, quem sabe meia hora longe? Nao tenho certeza... Nem tenho certeza se Pais de Gales e' mesmo um pais!! Heheh... Ontem estava conversando com um ingles aqui, e ele disse que Inglaterra, Irlanda do Norte, Escocia e Pais de Gales sao todos partes de um mesmo pais: o Reino Unido. Nao sei... so' sei que Pais de Gales nao tem um governo proprio, eles estao debaixo tambem da "Dona Rainha"... (Ok, chega de cultura ne'!? Heheh)...Depois de dois dias de sol e calor, exatamente no dia que fomos para Cardiff resolveu chover e fazer frio... Corremos para nao perder o trem, e descobrimos que "podemos confiar no sistema ferroviario Ingles" (isso porque o trem sempre esta' MAIS atrasado do que a gente... heheh). Na foto, uma das ruas principais, com os muros do "Cardiff Castle" - o Castelo de Cardiff.
O Castelo e' dividido em duas partes. Visitamos o interior com uma guia, que foi mostrando e contando as historias, o porque das coisas como a mobilia e as pinturas. Era muito bonito, mas infelizmente nao dava pra tirar fotos... Tinha algo como um "jardim de inverno" em uma das torres, muito legal! O Papa Joao Paulo II ficou hospedado nesse castelo uma vez...

Olha eu! Esse na foto NAO e' o castelo que eu falei antes. Essa parte sao so' ruinas do que era uma prisao, ou algo assim... Imagino que essa parte seja bem mais antiga do que a outra que visitamos por dentro (que deve ter sido reformada pelos anos 1900).

Eu e o Jorn no Pais de Gales... =) Depois do Brasil, Alemanha e Inglaterra, esse e' o quarto pais onde nos encontramos! E a lista promete crescer... heheh... ;-)

No alto da torre... Na foto, o Millenium Stadium e o Jorn! Olha, nunca ouvi falar desse Estadio antes. Mas disseram que era algo como "ponto turistico". Fomos ate' la', mas nem dava pra entrar... chato! Heheh.

Vista de cima da torre... as escadas e o fosso! Achei bem legal. Quando eu tava embaixo tirando fotos, tinham duas meninas abanando pra foto em cima... heheh... Encontramos elas na metade do caminho, eram turistas vindo de Utah, nos EUA. Uma delas entendia um pouco de Portugues eu acho, por isso elas vieram falar com a gente... nao lembro direito...

Os muros... nada de especial, so' achei legal... ;-) (Eu sei que pra quem mora no Brasil e' suuuper legal... mas quem mora aqui cansa de ver velharia! Heheh).

Lancamento do livro "Onde esta' Jorn!?"... heheh... ainda no alto da torre...

Bom, esse e' o Jorn, descendo da torre... eu ainda estava no alto da torre! Heheh... =P

Uma gaivota! Ja' estou acostumado com elas... afinal, eu moro num lugar onde as gaivotas pousam no jardim durante a noite! Ja' tentei correr atras delas com um pedaco de pau, mas elas voam rapido demais... Aqui nao e' praia, mas por termos docas (tanto em Gloucester quanto em Cardiff) tem muitas gaivotas comendo lixo, fazendo barulho e coco na cabeca das pessoas... =P

Outra vista do "castelinho"... Lembrei do Tiago! Viu, eu ja' vi um castelo! Heheh... Mas nao tinha nenhuma armadura de verdade dentro. Tinha um museu de guerra, mas era sobre guerras modernas (Piada interna: eu compro a grama!!! Heheheh).

Depois do "Cardiff Castle", fomos ao Museu Nacional... Pareceu ser um museu muito bom! Mas, erramos um pouco no horario e so' tivemos 40 minutos pra olhar tudo. Acabamos nao vendo muita coisa (desligaram as luzes com a gente dentro da parte dos dinossauros... heheh). Na foto o Jorn, enquanto a gente olhava obras de arte de grandes artistas muito famosos (pelo menos o Jorn conhecia eles... heheh...).

Ah, nao sei o nome de nenhum desse lugares... Heheh... Mas voce pode ver uma igreja vermelha com um relogio, na frente da igreja tem um carrossel, tem agua tambem porque estavamos numa baia, e alguns predios bem modernos de Cardiff... ;-)

Olhando pra agua... pena que nao tinha sol! =O

Caminhamos bastante perto da agua... acho que meu portugues ta' terrivel hoje, porque nao consigo lembrar as palavras certas para explicar os lugares... =P Sorry!

O Jorn interagindo com as obras de arte... heheh... Ao fundo, um barco que tambem funciona como um Cafe (eu acho... heheh... minha frase preferida hoje!).

Ah, momento cultura! No Pais de Gales (ou "Wales", em Ingles) se fala ingles, mas tambem se fala o "Welsh". Entao todas as placas da cidade sao bilingues! Bom, pra mim ingles ja' e' mais do que normal aqui, mas Welsh e' muito estranho!! E soa bem engracado tambem... =P (nas placas esta' escrito "Ciclistas desmontem", e "Proibido pescar").

Viajando de trem, Pais de Gales / Inglaterra... Ta' certo que nao da' pra ver muito do trem, mas e' no trem mesmo ok!? ;-) Heheh... Agora as fotos da maquina do Jorn (por isso foge um pouco da ordem):
O nosso "almoco tipico ingles": o tradicional "Fish and Chips" (o peixe frito com batata frita, e ervilhas), num tradicional Pub ingles... pelo que me lembro o banheiro era bem legal... heheh... e tinha giz de cera GRATIS pras criancas! Eu peguei alguns... =P

Uma armadura, na entrada do "tour" pelo castelo... todo ponto turistico aqui acompanha uma "lojinha de conveniecias"... heheh... =P

Quaaaaaaaaaase chegando!! ;-) Nem era tao alto assim... o alto da torre! =D

Agora nao to mais no alto... to no MEIO da torre... ;-)

No museu, eu e um quadro do Jean Claude Monet!! ESSE eu conhecia! ;-) Hahah...

ACHO que era a prefeitura... e essa "sombra" sou eu! =)

*Minha vez de interagir com as obras de arte... ;-)

Nao existem muitas Kombis aqui no Reino Unido... mas as que encontramos, sao MUITO bacanas! Praticamente todas sao um "mini quartinho" na parte de tras... =) Diver!

Cabecaaaao! Mais uma obra de arte que nao passou despercebida... =P

Por ultimo, mais um exemplo das diferencas na lingua do Pais de Gales... Creio que praticamente todas as placas sao bilingues mesmo. Mas hoje o Ingles e' mais usado do que o Welsh. Globalizacao! Na foto, uma tipica estacao de trem... ;-) Bom, por hoje e' isso... Da proxima vez, coloco fotos de Bath, e quem sabe Bristol! ;-) Abracos!!!

Fiquem na Paz...

Nenhum comentário: