sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Going, going, gone...

(lá e aqui outra vez...)



Captain's log, February 29


Esse "último post em terras brasileiras" não poderia ser mais cansado! Não vejo a hora de poder deitar na cama e dormir (aqui ou lá, tanto faz...), mas creio que essa seja a última oportunidade de escrever aqui ainda... O problema é saber o que escrever, já que meu cérebro parou de funcionar... ;-)


Enfim, estou indo embora!! Pra quem não sabe, não entendeu, ou tem dificuldades de compreensão, eu explico: vou passar um ano em Gloucester, Reino Unido, trabalhando como voluntário no Redcliffe College. O que vou fazer lá? Ainda não sei... Mas quando descobrir eu conto... E a resposta é, não, não vou ficar rico. Voluntários não enriquecem, ok!? Minha riqueza será a convivência, a cultura, a diversidade e novidade, e outrar palavras que me fogem agora...


É divertido pensar que em poucos dias eu vou estar vivendo um sonho, e lembrar de como isso começou. Eu não cresci pensando em chegar na Inglaterra, na verdade nunca tinha pensado nisso. Sempre gostei de inglês, sempre quis ir pra fora, mas nunca tinha pensado especificamente em ir pro Reino Unido, ou pra Europa. Acho que isso "mais ou menos" começou quando eu conheci a Maria (da Alemanha) e ela deu essa "pequena idéia" de trabalhar lá.


Mas as coisas mudam, assim como a gente também muda. Conhecemos pessoas, mudamos conceitos, mudamos de visão, e muitas vezes mudamos de objetivo. Nesse caso, o que mudou foi o "como" e o "por quê", mesmo que o "onde" continuasse o mesmo. Depois que conheci os voluntários da Alemanha, e passei a ter mais contato com o serviço social, não pensei mais em ir pra outro país por dinheiro, ou só pelo crescimento na língua. Mas pensei em fazer uma coisa útil para outras pessoas também.


E assim o sonho foi andando, até Deus me levar pra Caxias, me deixar "passar do tempo" na casa do André e da Katarina, e assim ver nascer o contato com o Redcliffe. Praticamente um ano se passou desde a "idéia" até a "viagem", e nesse tempo Deus se mostrou presente fazendo com que tudo acontecesse. Não aconteceu antes, nem depois, aconteceu na hora certa. E acontece do jeito certo, como, onde, porque, tudo como Deus planejou. Porquê, se não fosse por Ele, eu tenho certeza de que isso não estaria acontecendo. Quem viu tudo de perto (EU!) sabe o quão impossível e maluco era "esse sonho"...


Agradecer, eu preciso agradecer muitas pessoas... talvez até mais pessoas do que eu consiga lembrar ou imaginar! Sem sombra de dúvidas, minha mãe, meu pai, e até a mala da Dessa. Meus tios e tias que me jogam bolo, me dão dinheiro, caronas, sorvetes e conselhos. Meus avós que me enchem de comida (como se eu não fosse comer por um ano!! heheh), e que têm sempre sábias palavras pra me falar. Todos os meus amigos alemães, que ajudaram a alimentar o sonho e reviver meu espírito de aventuras, além de mudar completamente a minha vida. Os Marotto's, junto com a Nati, que me "carregaram" para e em Caxias, me adotaram e foram minha família por um tempo, sendo especiais por mais do que o tempo. O Dani H. e o Tiago, que, bom, sempre estiveram aqui e ali (sempre MESMO! Heheh). Todas as pessoas que me acolheram, aconselharam, receberam e ajudaram nesse tempo de preparação (e antes também)... o sono talvez não permita que eu lembre de todos! Mesmo assim obrigado... se você fez parte disso tudo, sinta-se parte! ;-)


Por hora, isso é tudo... Não sei quando voltarei a escrever, mas vocês vão saber de mim ainda! Enquanto isso...

Fiquem na Paz...



sábado, fevereiro 23, 2008

Jornada-Despedida...

Captain's Log, February 23

Imagino que quase todos vocês saibam que estou indo embora. Ainda pretendo escrever sobre o assunto, mas agora quero contar a última das minhas "aventuras" (ou seriam "desventuras"!?). Como o Daniel Hein está indo embora também (a propósito, já foi ontem!), nós decidimos fazer alguma coisa maluca antes disso. Afinal, já foram muitos acampamentos e viagens de bicicleta cancelados! Pela falta de tempo optamos em fazer uma "mini-jornada" de bicicleta até Panambi (uns 40 Km de distância!? Talvez um pouco mais...). Melhor do que ficar lendo, é ver algumas fotos né?! ;-)

(a saída! Bem cedo, junto com o sol, 7:20 do dia 19, terça-feira)

(primeira parada: Bozano! Até aí já tinha ido... agora era pedalar ao "desconhecido")

(surpresa! Pneu furado no meio do caminho, volte três casas... heheh... furou o pneu da bike do Daniel a 300 metros da única borracharia do caminho, antes de Panambi! E vai dizer que Deus não cuida dos malucos também?!)

(Chegamos!!! Só pra registrar o "momento de glória")

(Olhando assim, o lugar até parecia um campo de batalha! Ah sim, esqueci de contar... Antes da entrada de Panambi tem um lugar chamado Steindorff Viaturas - visite o site - com um acervo bem bacana de viaturas militares, brasileiras e estrangeiras, bem conservadas ou caindo aos pedaços, além de outros carros divertidos e, sim, uma loja de conveniências!! Heheh)

(Embaixo de uma parte coberta, ficam alguns carros muito bem conservados, com uma riqueza de detalhes enorme. Capacetes, cantis, sacos de dormir - além de armamento e outros equipamentos - fazem parte da decoração do lugar, bem bacana mesmo!)

(*estou sentindo cheiro de icebergs!* ops, filme errado!)

(*Tá ali! Tô vendo!!*)

(*beem escondido* Faltou só o capacete - é que não tinha tamanho XGG)

(Beem melhor que o trator do Janz Team... acho que dá pra cortar grama na Lua com esse!)

(voltava pra escola só pra andar num desses...)

(o Dani e eu - nosso momento Ferris e Cameron! *Curtindo a Bicicleta Adoidado*, ou *Daniel Andreas' Day Off*, ou *Daniel Andreas Macht Blau* - meu filme preferido!)

(*Vai um gás aí!?*)

(Só o cemitério de aviões de "Namorada de Aluguel" pra ser mais legal que isso aí!)

(Essa me lembra do Tiago - Eve of Destruction! - ao vivo, sem split-screen nem Playstation2)

(e eis que no meio do ferro-velho, surge "a máquina" - meu carro dos sonhos!)

(*mãe, eu quero um desses no Natal!* Ford Maverick - mas que retrô!)

(a porta tava aberta, mas esqueceram de deixar a chave e calibrar os pneus...)

(Slow, but still Furious! Hahah... meu momento Vin Diesel)

(se fizerem um novo "Back to The Future" vão usar um ônibus assim, e voltar aos anos 70/80 - "I wish I was Michael J. Fooox")

(*não leve crianças para a guerra* - e depois perguntam por que eu não peguei quartel! Atacaaar!!)

(melhor que carro-choque - ou quase igual)

(**muito original**)

(almoçando no Posto 300! Viva o sanduíche e o Gatorade)

(*hora da siesta - porque ninguém é de ferro! Descanso básico antes de entrar em Panambi e completar nossa missão: tomar uma Coca na praça e registrar)

(no trevo de entrada para Panambi - mais uma cidade "conquistada" - alguns minutos antes do "desastre")

Infelizmente, essa foi a última foto da nossa jornada... a chegada em Panambi, o descanso na Praça, a procura por uma farmácia, a Coca na Cotripal, nada disso pôde ser registrado. Isso graças a uma "fatalidade" que aconteceu logo que passamos o trevo da cidade. Resumindo, o Daniel se distraiu, acabou batendo em mim, nossas bikes ficaram presas, e quando soltaram acabei perdendo o controle - tudo isso em alta velocidade. O resultado foi óbvio: como sempre acontece, eu caí e me quebrei todo, sem prejuízo para a saúde dos demais participantes da atividade (isso também é conhecido como "mas que azar!"). Esse fato faz parte do meu "ciclo destrutivo pré-Inglaterra": os meus últimos 15 dias no Brasil que parecem querer me matar: uma queda na trilha, um acidente de bicicleta, e uma queimadura em forma de pizza. Espero ainda chegar vivo na Inglaterra pôxa!!! Heheh...

(Como eu não podia mais pedalar o caminho de volta, devido as muitas escoriações - mas nenhuma fratura! Oba - tivemos que "dar um jeito". Confirmando como "Deus ama os malucos também", conseguimos uma carona de micro-ônibus de volta para Ijuí, com o pai do Tiago - bancos confortáveis, ar condicionado, e de graça!! Tá, mas cadê o "espírito de aventura"!? *Voltou sentadinho do meu lado, curtido o ventinho frio e a paisagem... heheh)


(mesmo cheio de curativos, ainda consigo levantar o dedão e dizer "Tô bem!")

Esse foi o registro do meu Diário de Bordo para a nossa - última! - aventura em Ijuí e região. Que Deus abençoe o Daniel na sua nova aventura em Atibaia - São Paulo (vai nessa amigo!), e eu logo estarei escrevendo sobre a minha jornada rumo ao Reino Unido...

Fiquem na Paz...